quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exposição em Roma sobre o polêmico imperador Nero

Déspota e com uma tendência à arte mal-sucedida, o imperador Nero (37-38 a.C.) tem um perfil pouco animador, projetado por autores clássicos e o cinema, mas uma exposição no Fórum Romano tenta apresentar uma imagem menos caricatural.
A mostra, intitulada simplesmente "Nero", foi aberta nesta quarta-feira e não quer ser vista "como uma reabilitação de Nero, mas contribui para explicar seus méritos, qualidades e defeitos, para transmitir uma imagem completa", explicou o Secretário de Estado local para a Cultura, Francesco Maria Giro.
Nero era "um homem cheio de sombras e luzes e a exposição é apresentada nos locais onde conduzia sua vida pública e privada: um percurso que leva do Fórum romano ao Palatino, passando pelo Coliseu e pela Domus Aurea", disse.
A lenda não faz dele um personagem simpático: o autor romano Suetônio, em "Vidas dos doze Césares", descreve longamente os assassinatos que matizaram sua curta vida: entre outros, da mãe Agripina, que o elevou ao poder, ao se casar com o imperador Cláudio, suas esposas Otávia e Pompeia, seu adversário Britannicus e o mentor e filósofo Sêneca.
Uma atmosfera sulfurosa e decadente foi perfeitamente recriada em "Quo Vadis"? (1951), onde Peter Ustinov encarna um Nero histriônico que contribui para a lenda negra do personagem. Trechos do filme são projetados no templo de Rômulo.
Mas Nero também é um amante e promotor da cultura, da arte e da arquitetura. Não se deve esquecer que o tocador de lira (à imagem de Apolo) teve Sêneca como preceptor. 
O projeto faraônico reformado no centro de Roma do palácio Domus Aurea é uma estrutura extremamente  complexa que ocupava o Palatino, Colle Oppio, o vale do futuro Coliseu e o Celio - e que não pode ser concluído -  foi destruído por um incêndio após a morte de Nero - è um complexo de diferentes palácios inseridos numa paisagem muito verde e muito rica em decorações subaquáticas, pois no local onde foi construído o Coliseu ficava um grande lago artificial.
O Coliseu tirou seu nome (Colosseo) da estátua "Colossal" de 35m representando o Deus Sol com os traços de Nero.
O encerramento da exposição está prevista para setembro.
Fonte: Folha.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário