sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Dia mundial da mentira

A tradição deste dia surgiu na França! Até o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera (e não 22,23 de setembro, como atualmente). As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano começava em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los e a enviar presentes esquisitos e convites para festas de "réveillon" que não existiam, e no dia seguinte diziam: "caiu no 1º de abril"!!!
Por volta de 1800, essa tradição se espalhou por toda a Inglaterra e, a seguir, para todo o mundo.
E, para frear essa glamurização da mentira, o escritor italiano, Carlo Collodi escreveu o conto - "As Aventuras de Pinocchio", em 1883 - no qual um personagem de ficção, feito de madeira por um entalhador chamado Geppetto, sonhava em ser um menino de verdade, e por isso, não poderia mentir, ser correto, etc. e cada vez que contasse uma mentira, seu nariz cresceria...
Certos povos não chamam de Dia da Mentira e sim Dia do Bobo, ou Tolo. Na Inglaterra é chamado de Noodle Day (pateta). Na França, de Poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de April gowk (tolo de abril); nos EUA, de April fool.
Fonte: Jornal do Brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário