A cidade de Lumbini, aos pés da cordilheira do Himalaia, a 25 km a leste do município de Kapilavastu, no Nepal, é um dos principais destinos de peregrinação budista. Foi ali que Sidarta Gautama - o Buda - teria nascido, em 623 a.C. e ali vivido até os 29 anos.
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997, o local será escavado durante três anos.
O objetivo da missão é investigar a presença de vestígios arqueológicos e, a partir disso, reorganizar o local de visitação para evitar danos. Os pesquisadores presumem que, além dos monumentos em homenagem a Buda, podem existir outros, mais antigos, no local. A pesquisa deve buscar também novas evidências sobre a data de nascimento do Buda.
A missão arqueológica faz parte de um projeto maior de conservação e manutenção de Lumbini, que inclui, por exemplo, o restauro do pilar Ashoka, erguido pelo imperador indiano Ashoka (304 - 232 a.C.), em homenagem ao local de nascimento do Buda. Outro templo a ser recuperado é o MayaDevi, que leva o nome da mãe de Buda por ser o local onde ela realizou seu ritual antes de dar a luz e onde ele também tomou seu primeiro banho.
Das primeiras horas da manhã às últimashoras da tarde, peregrinos de vários países realizam cânticos em orações e meditação no local.
Na imagem à direita, o local exato de nascimento do Buda.
Fonte: História Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário