segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chaplin, o vagabundo genial

O mundo do cinema, do circo e das artes em geral comemorou os 122 anos de nascimento de um dos maiores personagens do século 20: Charles Chaplin.
Chaplin, o "Carlitos", foi um gênio no sentido humanista da palavra. No cinema, primeiro o mudo e mesmo na era do falado, atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Alguns deles eternos, como "Luzes da Ribalta", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador" no qual retratava, com uma visão bastante diferenciada e crítica, os atos de Adolf Hitler; e outros curtas, que fizeram as plateias do mundo - de qualquer idade - rir e chorar das desventuras do eterno vagabundo "sem coleira e sem patrão", sempre fugindo da polícia, sempre errando a porta giratória, sempre atrás de uma amada que não tinha olhos para ele...
Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres em 16 de abril de 1889. Embora tenha vivido nos EUA durante 42 anos, Chaplin nunca se tornou um cidadão norte-americano.
Ainda que tenha falecido em 1977, sua notável característica artística com o uso da mímica e da comédia pastelão superou gerações e se mantém como referência na indústria cinematográfica mesmo após 122 anos.
Não é a toa que o personagem será o protagonista de uma nova série de curtas em 3D.
A previsão é que sejam filmados 104 episódios de 6 minutos, de 70 películas protagonizadas por ele. O personagem será evidenciado ainda por seus tradicionais trajes e acessórios: a estreita jaqueta, os sapatos grandes, o chapéu e a bengala.
O objetivo da produção é agregar a mítica figura de Chaplin às novas tecnologias e às novas gerações, além de aproveitar a essência do humor do gênio do cinema mudo. Nessa versão, o personagem vivenciará situações modernas, mas preservará sua visão poética e infantil do mundo.
Ainda não há uma data prevista para o lançamento dos curtas.
Fonte: JB.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário