domingo, 10 de abril de 2011

Nove entre dez cidades que mais vão crescer estão na China

Das dez cidades que terão maior crescimento econômico até 2025, nove estão na China, segundo estudo da consultoria McKinsey Global Institute. A pesquisa avaliou o peso econômico atual e futuro das cidades ao redor do mundo.
O estudo projeta o percentual de crescimento esperado para o período até 2025 e elabora um ranking que é liderado por Xangai e Pequim, seguidas por Nova York, em terceiro lugar.
Do quarto ao décimo lugar, todas as cidades são chinesas: Tianjin, Chongqing, Ssenzen, Guangzhou, Nanjing, Hangzhou e Chengdu. São Paulo aparece em décimo nono.
A pesquisa não prevê apenas o percentual de expansão. Olha para frente e lista quais devem ser as cidades com maiores economias em 2025.
A composição desse grupo deve mudar radicalmente, segundo o instituto. Cidades do chamado mundo desenvolvido cairão no ranking para dar lugar a 136 debutantes.
Entre esses 136 "novos ricos", 100 delas estão na China. Outros 13 virão da Índia, e 8 da Amárica Latina. Com o sobe-desce do ranking, a China passará a ter 151 cidades na lista das 600. O Brasil terá um avanço mais modesto, de 17 para 18 cidades, com a inclusão da Grande São Luis (MA).
Apesar do avanço chinês no ranking das 600 mais ricas, o topo da lista ainda é dominado por cidades do atual mundo desenvolvido. Nova York fica em primeiro lugar, seguida de Tóquio, Xangai, Londres, Pequim, Los Angeles, Paris, Chicago, região metropolitana do Reno-Ruhr, Shenzen e Tianjin.
O ranking de PIB (Produto Interno Bruto) per capita conta uma história diferente. Das 25 cidades com maior PIB per capita destacadas no relatório, apenas uma ficará na China: Macau, atrás de Oslo, Doha e Bergen, as primeiras da lista.
Nas imagens: as cidades de Macau e xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário